Últimas

Destaques

Novas estruturas dos cursos de Engenharia Civil, Física e Odontologia do Câmpus VIII serão inauguradas sexta (19)




                                      

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, ganhou novas estruturas para funcionamento dos cursos de Engenharia Civil e Física. Moderno, amplo, confortável e funcional, o complexo de Engenharia Civil e as clínicas odontológicas serão inaugurados na próxima sexta-feira (19), em solenidade a ser presidida pelo reitor Rangel Junior.
imagem 500O prédio onde passará a funcionar o curso de Engenharia Civil, orçado em R$ 6,6 milhões, foi construído em uma área de 4.300 metros quadrados e abriga 12 laboratórios devidamente equipados, 16 salas de aula, 15 salas para professores, área de estacionamento e área de vivência, além de uma ampla bateria de banheiros. A obra foi executada com recursos próprios da UEPB. O destaque do complexo fica por conta da estrutura montada nos laboratórios de Hidráulica, de Estruturas, de Geotecnia, Informática, Desenho, Saneamento, Geologia, Química, Biologia, Topografia, além dos três laboratórios de Física.
araru3O pró-reitor de Infraestrutura, Álvaro Luiz, ressalta que o prédio tornará o curso de Engenharia Civil de Araruna em referência em nível de Nordeste. “É um prédio moderno e funcional. Uma estrutura ampla, capaz de atender as demandas do curso”, enfatizou Álvaro. A obra, construída pela empresa AP Engenharia Arquitetura, sob a supervisão da engenheira da PROINFRA, Renata Travassos, foi projetada pensando na acessibilidade, com rampas adaptadas para portadores de necessidades especiais. Os serviços começaram em julho de 2012. Com a entrega do novo prédio, os blocos já existentes passarão a abrigar o curso de Odontologia. Eles também foram reformados para se adaptar as clínicas odontológicas.
Diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, o professor Raimundo Leidimar Bezerra afirmou que a construção do prédio para o curso de Engenharia Civil atende a uma importante demanda do Câmpus e marca um novo tempo na formação dos futuros profissionais da área. As instalações, segundo ele, são modernas e adequadas para o curso. “Realmente é um prédio moderno e ideal para o curso de Engenharia Civil. As instalações contemplam todos os laboratórios e com salas de aulas suficientes”, disse o professor.
Clínicas odontológicas vão atender a população
imagem 609A partir deste semestre, os estudantes de Odontologia do Câmpus de Araruna não precisarão mais se deslocar para Campina Grande a fim de realizarem as aulas práticas nas clínicas escolas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). As três clínicas escola do curso, assim como a clínica radiológica com diagnóstico por imagem, construídas dentro do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), estão prontas para entrarem em funcionamento.
Os prédios onde vão funcionar as clínicas foram totalmente reformados. Os serviços foram necessários para a montagem dos equipamentos, a exemplo do compressor de ar, e das 43 cadeiras odontológicas. No local foram feitos reparos de pisos, instalação de portas de chumbo e baritagem das salas de raio-X, instalação física dos autoclaves da sala de expurgo e construção de casas de transformadores, confecção de balcões e armários para guardar os materiais dos alunos, além de confecção dos escaninhos para guardar os instrumentos esterilizados.
imagem 610Foram realizados ainda serviços de pintura de todas as dependências da clínica radiológica e instalação hidráulica das bancadas e das cadeiras odontológicas. As três clínicas escolas têm capacidade para atender 43 pacientes cada uma, ao mesmo tempo. No total, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão de recursos da UEPB em parceria com o Governo do Estado.
Segundo o pró-reitor Álvaro Luiz, as clínicas foram construídas dentro dos padrões determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de atender aos estudantes do curso, as clínicas possibilitarão ao CCTS prestar um novo serviço gratuito a população de Araúna e região. No local serão realizados atendimentos em periodontia, endodontia (tratamento de canal), cirurgia geral, atendimento odontopediátrico e geriátrico, reabilitação oral (prótese), dentística restauradora, diagnóstico por imagem e diagnóstico de neoplasia.
Para isso, a coordenação do Curso já está cadastrando pacientes que queiram ser atendidos nas clínicas odontológicas da Instituição. O diretor do Câmpus VIII enfatiza que a instalação das clínicas trará muitos benefícios não apenas para os alunos do curso, mas principalmente para a comunidade, que poderá usufruir de serviços gratuitos e de qualidade.
“Esse era um sonho do Câmpus VIII que está prestes a ser realizado. Antes os estudantes de Odontologia faziam as aulas práticas em Campina Grande. Agora eles poderão fazer no local onde estudam. Foi sem dúvida uma conquista importante”, afirmou professor Leidimar.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes