terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Areia e mais 4 prefeituras têm nota 0 em transparência; Pirpirituba e Solânea estão entre as melhores




                                         

Dez Prefeituras Municipais, do total das 223, mantiveram as melhores notas conferidas pelo Tribunal de Contas da Paraíba aos sites exigidos pelas Leis da Transparência e do Acesso à Informação.
É o que se pode observar no segundo Índice da Transparência Pública de 2016 (período de julho a novembro) já disponibilizado à consulta pública, no Portal do TCE, conforme determinação do presidente em exercício da Corte, conselheiro André Carlo Torres Pontes.
São elas as de João Pessoa (nota 9,9 em uma escala de zero a dez), Pirpirituba (9,9), Nova Floresta (9,85), Picuí (9,85), Solânea (9,85), Pombal (9,40), Frei Martinho (9,35), Pedra Branca (9,35), Rio Tinto (9,30), Damião (9,20) e Baraúna (9,15). 
As dez piores notas, enquanto isso, ficam com Santo André (3,4), Brejo dos Santos (2,1), Mato Grosso (1,8), Catingueira (1,2), Duas Estradas (0,0), Areia (0,0), Caaporã (0,0), Curral de Cima (0,0), Igaracy (0,3) e Parati (0,0). As cinco últimas Prefeituras deixaram de possuir seus portais, apesar do fato de que os mantinham na primeira aferição do ano, atinente ao período de janeiro a junho, feita pelo TCE.
Ocorria, assim, na ocasião, com todos os 223 municípios paraibanos. No levantamento de 2015, apenas duas Prefeituras não dispunham do Portal da Transparência. Eram elas Riachão do Bacamarte e Várzea.
O Índice da Transparência de 2016 também demonstra, neste segundo período, que 158 Câmaras de Vereadores exibem seus Portais à consulta pública. Em 2015, elas eram 106.
O site do Governo do Estado obteve, neste último levantamento, nota 8,3 para o conteúdo exibido, nota 10 para a série histórica e frequência de atualização e 10 para a usabilidade, com pontuação total de 9,2. No geral, houve boa evolução do conteúdo apresentado à sociedade pelos sites em questão.
VEJA O RELATÓRIO:

Fonte: Bananeiras Online com Assessoria

Após reunião com Cartaxo, Benjamin adianta que secretário do Desenvolvimento Social deve ser mantido

Expectativa é que o Solidariedade permaneça à frente de uma secretaria com Eduardo Pedrosa




                                       

Na semana semana o deputado federal e presidente do Solidariedade na Paraíba, Benjamim Maranhão, encontrou-se com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), e espera que seu  partido continue à frente de uma secretaria municipal em 2017. A reunião foi para tratar sobre liberação de recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para a Capital, mas o parlamentar aproveitou para frisar a intenção da permanência de Eduardo Pedrosa na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDES).
“A pretensão do nosso partido é manter o espaço que já temos que é a Sedes. Estamos aguardando a confirmação, mas eu acredito que o partido Solidariedade vai permanecer como espaço que temos na administração municipal. Não pretendo sugerir outros nomes ao secretariado de Cartaxo”, afirmou.
Ele afirmou que recebeu do prefeito a intenção de manter Eduardo Pedrosa no comando da secretaria. “Ele deu a entender que manteria”, contou.
Benjamin entende que o Solidariedade vem fazendo um trabalho relevante na secretaria e a intenção é manter a relação existente com o prefeito. “Somos o primeiro partido que apoiou Cartaxo, acho que o normal é ser mantido o que já se tem. Nós tivemos uma votação em que nosso partido teve mais de 16 mil votos para vereadores em João Pessoa e a administração do Solidariedade está trazendo bom resultado para a administração municipal”.
O deputado acrescentou também que está sendo feito um trabalho satisfatório no desenvolvimento social de João pessoa e que mexer na gestão é começar do zero.

Fonte: http://www.blogdogordinho.com.br/

Cássio e Ricardo lançam batalha de hashtags em novo capítulo de guerra política

Ambos os políticos cobraram celeridade da Justiça em julgamentos de processos alheios




                                                     


Mais um capítulo da guerra política entre Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho se desenrolou nesta terça-feira (27). Dessa vez, a batalha envolveu o lançamento de hashtags.
Em café da manhã realizado na manhã desta terça-feira, o senador licenciado tucano lançou a hashtag #JulgaTRE para cobrar celeridade ao tribunal em julgamentos envolvendo o governador Ricardo Coutinho.
Horas depois, o socialista lançou o #JulgaSTF, em alusão à ação contra o tucano que investiga dinheiro jogado de um edifício da Capital em 2006, cobrando rapidez do STF e o fim do sigilo na ação.
Fonte: ws com

Advogado é ferido com dois tiros nas nádegas ao reagir a assalto



                                       

Um advogado foi baleado, no início da tarde desta terça-feira (27), ao reagir a um  assalto, no bairro do Bessa, em João Pessoa.
O homem foi encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital paraibana.  Ele foi ferido com dois tiros nas nádegas.
O Estado de saúde do paciente ainda não foi divulgado pelo hospital e nesse momento está em atendimento médico.
Fonte: MaisPB

Polícia encontra moto roubada na zona rural de Solânea




                                        

A Polícia Militar encontrou uma moto roubada na zona rural do município de Solânea. O veículo estava abandonado no Sítio Aldeia e foi localizada por populares que avisaram à polícia.
A guarnição da viatura 6922 (Bananeiras) foi acionada e ao chegar à localidade, os policiais constataram a veracidade da informação e após consulta ao sistema Infoseg, através da placa, constatou-se que o veículo apresentava restrição de roubo/furto.
Verificando a procedência do veículo, os policiais levaram a moto para a delegacia da cidade e a deixaram à disposição da autoridade competente para os procedimentos cabíveis. 

por; Focando a Notícia 
via: bananeiras online

TACIMA-PB. Vereadores registraram candidaturas para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal




                                     



Nesta segunda-feira, 26 de dezembro, foi a data limite para o registro de candidatura para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tacima. Como já era esperado, Daniel Bezerra e Juarez Arcanjo, se candidataram para a Presidência da Casa Legislativa Municipal para o primeiro e segundo biênio.
Para o primeiro biênio a chapa é formada por; Daniel Bezerra (Presidente), Sérgio Leal (Vice-presidente), Manoel de Til (1º Secretário) e Ailton Alves (2º Secretário).
Para o segundo biênio a chapa é formada por; Juarez Arcanjo (Presidente), Daniel Bezerra (Vice-presidente), Sérgio Leal (1º Secretário) e Manoel de Tio (2º Secretário).
Não houve chapa adversária registrada.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tacima, acontece no próximo dia 01 de janeiro, as 09h00, na Câmara Municipal.

por: Júnior Campos
Fonte: http://www.manchetepb.com/blog/blogdomago/

CRUELDADE! Família diz que dona de casa foi assassinada pelo companheiro enquanto dormia; sobrinha da vítima chora e faz apelo: “Queremos ele na cadeia”. Vídeo exclusivo!

Familiares informou que, o crime pode ter sido motivado por conta que o acusado não aceitava o fim do relacionamento



                                                         

                                                             
Mulher foi assassinada enquanto dormia (foto: Diário do Sertão)



Um crime de homicídio foi registrado por volta das 04h desta terça-feira (27) no Conjunto Alto do DNOCS na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. A doméstica, Francisca Raimunda dos Santo, de 43 anos, foi assassinada pelo companheiro Félix Marivaldo de Lucena, conhecido também como “Galego da Carroça”.
Em entrevista ao Diário do Sertão, a sobrinha da vítima, Priscila Sousa, revelou que Francisca dormia no momento que foi assassinada pelo acusado que fugiu após o crime. Segundo a PM, o acusado usou uma faca para praticar o homicídio.

Mulher foi assassinada enquanto dormia (foto: Diário do Sertão)
Familiares informaram ainda que o crime pode ter sido motivado por conta que o acusado não aceitava o fim do relacionamento.
“Ela queria se separar dele, mas ele não aceitava. Ele aproveitou que ela estava dormindo, e covardemente matou minha tia. Vamos colocar esse bandido na cadeia, só vamos sossegar quando ele for parar atrás das grades”, disse Priscila.
Acusado matou a companheira enquanto ela dormia (foto: Diário do Sertão)
Uma equipe da polícia civil foi acionada e o delegado Francisco Abrantes compareceu ao local e a área do crime foi periciada pelos agentes de investigação. O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) em Patos para realização do exame cadavérico.
O Grupo Tático Especial (GTE) da polícia civil está investigando o caso, para tentar localizar e prender o acusado.

Cássio conclama 'Frente das Oposições' e elenca nomes de Maranhão e Lira para disputa em 2018




                                         

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) elencou durante um café da manhã com a imprensa, nesta terça-feira (27), nomes que ‘a Frente das Oposições’ tem como alternativas para disputar o Governo da Paraíba em 2018. O tucano visa atrair o nome do senador Raimundo Lira (PMDB), que eventualmente ficou de fora da Frente das Oposições, para fortalecer o grupo.
Além de citar o nome de Lira como alternativa para a disputa em 2018, que segundo Cássio, ainda precisa fazer mais gestos com a frente da oposição. O senador tucano, também elencou o nome do senador José Maranhão (PMDB), do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PSD), do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB), dos deputados Rômulo Gouveia e Aguinaldo Ribeiro. 
Para Cássio, as lideranças da Frente das Oposições tem maturidade suficiente para entender a importância da unidade e fugirem das tentativas dos governistas em desfazer a composição que foi vitoriosa em João Pessoa. Ele ainda reconheceu o peso político do PMDB atribuindo ao peemedebistas a vitória do governador Ricardo Coutinho em 2014. 
“A eleição municipal nos deixou um grande exemplo, formamos uma frente de oposição, que venceu em 8 das 10 maiores cidades. A Frente das Oposições estará a partir do dia 1º de janeiro governando 72% da população do estado. E queremos agora preservar a unidade dessas oposições, não colocar nenhum projeto politico pessoal acima de qualquer projeto de caráter coletivo, procurar ampliar essa frente e consolidá-la, e no tempo próprio em 2018 definir o nome”, declarou Cássio. 
O senador ainda reconheceu o peso político do PMDB atribuindo ao peemedebistas a vitória do governador Ricardo Coutinho em 2014. “O PMDB foi decisivo no resultado final da eleição. Nós vencemos no primeiro turno e só no segundo turno, a presença do PMDB em apoio a Ricardo Coutinho foi decisivo para a vitória dele”, declarou.
Ainda durante a entrevista, o Cássio fez um balanço das suas atividades parlamentares, avaliou o cenário político e falou das perspectivas para as próximas eleições estaduais.


Fonte: http://www.paraiba.com.br/ com Click PB

As opções do governador Ricardo Coutinho para 2018




                                        

Aprovado por mais de 80% dos paraibanos, conforme as últimas pesquisas divulgadas, o governador Ricardo Coutinho vive hoje, certamente, o melhor momento de sua vitoriosa trajetória política. E, com todo esse cacife eleitoral, terá o privilégio de escolher em qual posição jogar nas eleições de 2018.
Se preferir seguir a tradição, Ricardo disputará, com chances reais de vitória, uma vaga ao Senado, posto almejado pela maioria da classe política, dado o prestígio que goza um senador no Brasil.
Ricardo também tem a opção de concluir o mandato de governador e ser peça chave para o sucesso do seu agrupamento político em 2018. Ficando no cargo até o fim, terá grandes chances de eleger o sucessor e, dependendo de como se mover a oposição, os dois senadores.
Com Ricardo permanecendo no mandato, passam a ser significativas as chances de o deputado estadual Gervásio Maia Filho vir a ser o escolhido pelo PSB para disputar o Governo do Estado em 2018, pois, além de poder concorrer ao Palácio da Redenção no comando da Presidência da Assembleia Legislativa, ele terá a o cabedal de obras e ações da gestão socialista para ‘vender’ também como suas.
Ricardo ainda pode decidir ousar e dar um voo mais alto. Como bem revelou em entrevista à imprensa paraibana o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o governador paraibano pode figurar numa chapa presidencial, seja na condição de candidato a presidente ou de vice. Tamanho político e portfólio de obras para mostrar durante a campanha ele tem de sobra.
Como 2018 está distante, por hora é cedo para fazer afirmações precisas quanto ao destino que Ricardo seguirá. A única certeza no momento é que o governador tem tudo para se sair bem nas urnas nas próximas eleições, seja disputando votos, seja como principal cabo eleitoral do seu agrupamento político.
Rápidas & Diretas
– O senador Raimundo Lira passará a ter um tamanho ainda maior dentro do PMDB, caso seja eleito líder do partido no Senado.
– Dos vereadores aliados do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) que saíram derrotados das urnas em outubro passado, Marmuthe Cavalcanti (PSD) é o que tem mais chance de permanecer na Câmara.
– Na bolsa de apostas, o vereador Pedro Alberto Coutinho (PHS), que disputou a reeleição na mesma coligação de Marmuthe, deverá retornar em 2017 ao comando do Instituto de Previdência Municipal (IPM).
– Com a provável saída de Pedro Coutinho da Câmara, Marmuthe, que ficou como primeiro suplente da coligação, assumiria a titularidade do mandato.
– O problema de Marmuthe passou a ser o vereador Durval Ferreira (PP), que desistiu de disputar mais um mandato de presidente da Câmara de João Pessoa.
– Com a desistência, Durval passou a ‘namorar’ com o IPM, órgão que já dirigiu no passado. A decisão agora está nas mãos (ou na caneta) do prefeito Luciano Cartaxo.
– O deputado estadual Buba Germano (PSB) anda cotadíssimo para assumir um cargo no primeiro escalão do governo Ricardo.
– A ascensão de Buba ao Executivo garantiria a permanência do deputado Raoni Mendes (DEM) na Assembleia Legislativa.
– Está praticamente sacramentada a ida do atual vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS), para o Governo do Estado. Deve passar a ocupar uma pasta estratégica a partir de 2017.
A pergunta que não quer calar…
Será mesmo que o deputado federal Manoel Júnior terá coragem de deixar de lado as benesses da Câmara Federal para se limitar a ser vice-prefeito de João Pessoa?

Fonte: paraibaja.com.br